Decoração de Sala Pequena - Dica para Ambientes de Espaço Reduzido

O grande dilema de quem compra uma casa hoje em dia, especialmente da Caixa Econômica, está em mobiliá-la. Como o tamanho das casas e apartamentos estão reduzidos, fica difícil decidir móveis e organização. Mesmo para quem tem família pequena, é bom utilizar algumas dicas para deixar aquele espacinho extra ou dar uma sensação de ambiente mais amplo. Vamos às dicas?

1- Utilize cores claras. Móveis Claros, Paredes Claras. Deixe as cores mais fortes para detalhes da decoração. Ambientes muito coloridos dão a sensação de ter muita coisa, muito volume. Mas se houver crianças em casa nada de sofá branco, please!

2- Evite Mesas de Centro. As mesas de centro costumam ocupar muito espaço. Aqui na minha casa retiramos a nossa e o ambiente parece muito maior, mesmo com os móveis escuros. Prefira mesas laterais e aparadores. Uma alternativa para quem gosta da mesa central, é utilizar uma mesa mais estreita ou puffs, que podem ser convertidos em assentos para as visitas. 

3- Móveis mais Estreitos. Hoje em dia já é mais fácil encontrar estantes, mesas e racks com menos profundidade. Elas também funcionam e ocupam menos espaço. Móveis planejados também são boa opção caso esteja com uma graninha a mais. 

4- Evite Estantes e Racks de Chão. Prefira prateleiras altas, Rack suspensos e painéis para TVs. Além de dar um charme à casa, você pode colocar puffs extras sob o Rack. 

decoração-ambientes-pequenos-reduzidos-dicas-espaço-sala-casa-apartamento-organização-móveis-planejados-1

5- Deixe a Luz Entrar. Cortinas podem acabar deixando o ambiente mais pesado, fora que bloqueiam a luz natural. Prefira as mais fininhas e leves, ou deixe-as abertas. Persianas também são uma ótima opção pois além de permitirem a entrada de luz, decoram. 

6- Mantenha o ambiente iluminado. Caso o ambiente já seja escuro de natureza, invista em iluminação extra. Luminárias de mesa ou de chão, e de teto com mais lâmpadas são boas opções. 

7- Veja onde pisa. Deixar o chão à mostra dá uma sensação de amplitude.  Não quer dizer que não possa usar tapete, mas evite tapetes muito grandes e deixe parte do chão à mostra. 

8- Não exagere no sofá. Não adianta apertar a sala toda para colocar um sofá enorme, ou até o famoso 2 e 3 lugares. Opte por um sofá de tamanho razoável e confortável, adicione puffs (dicas 2 e 4) e/ou almofadas. 

decoração-ambientes-pequenos-reduzidos-dicas-espaço-sala-casa-apartamento-organização-móveis-planejados-2

9- Ambiente Monocromático. Combinar cor dos móveis com as paredes ajuda a ampliar o ambiente. Não precisa ser exatamente da mesma cor, mas se as cores combinarem ou tiverem tons próximos ajuda. 

10- Espelhos. Espelhos também são ótimos para dar sensação de amplitude. Podem ser redondos, quadrados, pequenos ou grandes. 

11- Objetos e móveis funcionais. Otimize seu ambiente aproveitando o espaço debaixo da escada (pode ser uma decoração ou estante), use o aparador como livreiro, tenha prateleiras decorativas. Objetos dobráveis ou multiuso facilitam MUITO a vida. 

12- Dê o seu toque pessoal. Faça com que o ambiente tenha um pouco da sua personalidade. Retrô, moderninho, nerd, patricinha... Tenha objetos que exibam a sua identidade pessoal. Com certeza assim esse vai ser um cantinho todo especial.

decoração-ambientes-pequenos-reduzidos-dicas-espaço-sala-casa-apartamento-organização-móveis-planejados-3

Estou buscando móveis para a minha casa e me espelhando nessas dicas para otimizar o meu espaço. Quero um ambiente perfeito, espaçoso e com a minha cara. Espero que vocês também consigam ter um ambiente perfeito para passar com a família e amigos. 

Gostaram das dicas? 



4 comentários:

  1. super legal Paty, eu estava vendo uns apartamentos e fiquei besta como são pequenos, eu estou acostumada com casa e quintal vou sofrer, vi que em alguns condominios os apartamentos do terreo tem area privatiza (mini quintal) bem mini, rsrsrrs
    estou investindo nesse pra ser o mais próximo do que estou acostumada, Leo não quer morar mais aqui em seropédica, vamos ver né?!
    boa sorte na sua decoração.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas. Apesar de não morar em apartamento, tenho muitas amigas que moram, fora que minha sala também não será grande. Espero que encontrem uma casinha toda especial pra vocês dois.
      Dica: As casas geminadas não estão com um preço muito diferente dos apartamentos de CG. Prefira à elas ao invés dos Aps. Bjs <3

      Excluir
  2. Na boa, esse foi um dos MELHORES posts que você já fez. Incrível, mesmo!
    Tô esperando a resenha da Unzipped, tá me devendo EUAHUEHAUEH beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Axell, estou tentando melhorar cada vez mais.
      E pode deixar que a resenha da Unzipped já sai. hahaha
      beijocas!! <3

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...






Encomende já o seu! voltar ao topo