Estrias - Dicas e Soluções

As blogueiras de plantão devem saber que nessa sexta o blogger deu pau e não tinha como postar nadica de nada. Eu recebi alguns comentários também que acabaram sendo deletados no processo. Um me deixou realmente sensibilizada. Era de uma menina de apenas 15 anos que tinha sérios problemas com as estrias. Ela tinha tanta vergonha que nem mesmo gostava de ficar perto das amigas nas aulas de educação física. Então esse post vai especialmente pra ela, mas também para nós todas, porque toda mulher sofre desse mal.

Primeiro vamos entender o que são as estrias:
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas enádegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno. (wikipédia)

Estria tem cura? 
Não. Mas não desanime. Você pode amenizar bastante. Hoje em dia existem vários tratamentos para reduzir consideravelmente as estrias.

Se você quer evitar que elas apareçam:
Usar cremes à base de uréia, lactato de amônia e óleo de amêndoas. Eu particurlarmente prefiro o óleo mineral puro, aquele de beber. Faça massagens nas áreas mais comuns que elas aparecem (barriga, seios, bumbum e coxas). 

Quando deve-se começar a prevenção?
Desde a puberdade! Na puberdade é quando os hormônios estão uma loucura. Então a pele pode sim esticar e trazer estrias. Cuide desde cedo dos seus filhos e filhas. Na gravidez deve-se iniciar a prevenção desde o dia que você descobrir que está grávida. Lembre-se: Prevenção deve ser iniciada bem antes que o mal aconteça.

E quando já estão em nível avançado? Como tratar?
O simples fato de você hidratar continuamente a pele já evita que elas apareçam em maior quantidade. No caso das pré existentes, há vários tratamentos que amenizam e bastante. Vou citar abaixo alguns deles:



Laser: É um tratamento bem moderno para redução das estrias. Os tipos de lasers utilizados para o tratamento de estrias têm afinidade pela água da pele e, ao atingir a pele, promovem a sua vaporização localizada. Isso estimula uma nova organização desse tecido, com formação de novas fibras de colágeno e elastina. Um tipo muito utilizado é o Laser Fracionado de CO2, por promover grande melhora, com poucos efeitos colaterais.
Dermoabrasão: É realizado um tipo de lixamento da pele que, ao escoriar a pele, elimina uma boa parte da camada superficial. Isso também estimula um processo cicatricial na pele, ajudando na produção de colágeno e elastina.
Ácidos: O tratamento é realizado com aplicação de cremes ou géis à base de ácido retinóico ou alfa-hidroxi-ácidos (AHA) que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo. Os resultados começam a ser percebidos após um ano e deve ser interrompido se a pessoa for para o sol.
Peeling: Este tratamento é realizado através do lixamento da pele feito com o Skin Lifting, um aparelho italiano que promove um tipo de peeling profundo, ou dermoabrasão, devido à ação abrasiva de um jato de microcristais de óxido de alumínio. O peeling elimina de forma suave e uniforme as camadas superficiais da epiderme. O que leva a regeneração celular, resultando no surgimento de uma nova pele.
Subcisão: essa técnica consiste na introdução de uma agulha grossa, com ponta cortante, ao longo e por baixo da estria, com movimentos de ida e volta. O trauma causado leva à formação de tecido colágeno no local, que preenche a área degenerada. Provoca equimose (mancha roxa), que faz parte do tratamento, pois a reorganização do sangue também origina colágeno.

Intradermoterapia: consiste na injeção, ao longo e sob as estrias, de substâncias que provocam uma reação do organismo estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram. Além disso, a própria passagem da agulha provoca uma discreta subcisão


E se eu não tiver dinheiro para o tratamento?
Eu particurlarmente acho meio caro esses tratamentos. Mas você pode cuidar da sua pele em casa também. Basta usar um bom esfoliante para a pele. Aconselho usar um esfoliante que tenha grânulos bem grandes, que faça uma esfoliação mais grosseira. Em seguida use um esfoliante mais fininho. Isso vai fazer com que a esfoliação seja um pouco mais profunda. Depois hidrate bem a pele com produtos específicos ou óleos naturais. O resultado pode ser bem mais duradouro e superficial, mas funciona bem nas estrias mais suaves e ameniza as mais profundas.


Outras dicas essenciais:
Hidrate-se pelo menos 2 vezes ao dia (grávidas pelo menos 4x), e aposte numa boa "lambuzagem" de óleo durante a noite. Aconselho levar sempre um hidratante na bolsa também. Não deixe de beber água. A sua pele também precisa ser hidratada de dentro para fora, para que haja uma maior produção de colágeno.  Como gelatina. Não salva mas ajuda!


E vocês? Têm dicas caseiras também?





0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...






Encomende já o seu! voltar ao topo